
Existe um conjunto de procedimentos que começam na plantação e se estende desde a colheita até os processos de transformação da matéria-prima que chega até você. Esses fatores são:
- Preparação do solo – A qualidade do solo influencia na evolução da planta. Por isso, a escolha do local apropriado e a preparação para o recebimento das mudas é essencial para garantir árvores e folhas saudáveis e de qualidade.
- Sombreamento – A erva-mate é sensível à luz solar e, por isso, exige técnica e conhecimento na hora do plantio. Para manter o sabor das folhas o ideal é que as árvores sejam plantadas em meio a florestas fazendo com que elas recebem a luz solar adequadamente sendo protegidas pelo sombreamento.
- Colheita na hora certa – A árvore pode chegar até 15 metros de altura e as podas são essenciais para garantir o sabor da erva-mate. Após o plantio, o ideal é esperar dois anos para a primeira poda. Depois o ideal é esperar sempre dois anos para proceder com as seguintes. Nesse intervalo os galhos podados geralmente estão com um metro e meio, o tamanho ideal para serem colhidos. Esse procedimento facilita a colheita de folhas mais jovens, que são consideradas nobres e promovem melhor sabor. Durante a poda é orientado deixar no mínimo 30% das folhas na árvore. Isso possibilita o brotamento de novos galhos.
- Cuidados após a poda – No ato da poda os galhos cortados não devem ter contato com o solo. Eles precisam ser protegidos em lonas ou outro material adequado e serem retirados do local da plantação o mais breve possível. Ao organizar os feixes que serão encaminhados para a indústria é fundamental que sejam eliminados todos os ramos doentes ou que contenham impurezas.
Todo esse procedimento garante a qualidade do sabor da erva-mate.
- Na indústria – Ao chegar na indústria ela vai diretamente para o sapeco. Para não influenciar no sabor da erva-mate esse choque térmico deve ser na temperatura adequada e em um curto espaço de tempo. Logo após o sapeco ela passa pela secagem, um processo mais longo e detalhado que auxilia na preservação da coloração, textura, densidade e porosidade da planta. Depois é o momento dela passar por um filtro para então ir à moagem e receber o empacotamento que se trata de um fator determinante para fazer com que todo o aroma e o sabor preservados chegue até o consumidor.